Note-se que o Partido Republicano dos Estados Unidos nas eleições de meio de mandato conquistou a maioria das cadeiras na Câmara dos Representantes, mas os Democratas conseguiram manter a maioria das cadeiras no Senado.
Essa vitória permitirá aos republicanos obter mais controle sobre o governo de Joe Biden. Esse fator impedirá ligeiramente os democratas de manter a maioria das cadeiras no Senado. Além disso, agora a agenda do presidente do país ficará sob maior controle do Partido Republicano, por conta das novas 218 cadeiras na Câmara dos Deputados. Isso põe em risco a estratégia política escolhida pelos Estados Unidos.
Uma vitória nesse sentido dará impulso ao início de uma série de investigações, nas quais aparecerão representantes da administração do atual presidente. Os republicanos agora controlarão alguns dos comitês mais importantes de Biden, em particular a Divisão de Segurança Nacional. Nos próximos dois anos, a situação se desenvolveu de tal forma que será muito mais difícil para o Presidente dos Estados implementar as etapas planejadas na esfera política externa e interna.